Semsa intensifica ações voltadas à saúde mental e prevenção ao suicídio no 'Setembro amarelo'
05/09/2024
Serão realizadas consultas psicológicas, blitz educativa e serviços de autocuidado, com suporte emocional e promoção do bem-estar. Campanha Setembro Amarelo tem o intuito de prevenir e conscientizar sobre o suicídio
shutterstock
Em alusão à campanha Setembro Amarelo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intensificará as ações de conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. A partir do dia 13 e ao longo de todo o mês, atividades serão realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial, como o CAPSi, voltado ao público infantojuvenil, e o CAPS AD III, especializado no atendimento a pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em outros centros de referência, serão oferecidos suporte emocional e promovido o bem-estar, com o objetivo de salvar vidas por meio de diálogos abertos e iniciativas acolhedoras.
Programação
No CAPSi, as atividades começam no dia 13 de setembro com uma manhã de beleza, onde as mães das crianças atendidas poderão desfrutar de corte de cabelo, manicure e design de sobrancelhas, seguidos por uma palestra sobre saúde mental.
No dia 20, será realizada uma sala de espera educativa com limpeza de dentes e aplicação de flúor, junto a uma palestra sobre a importância da saúde bucal para crianças de 8 a 17 anos. Para encerrar o mês, no dia 27, os adolescentes de 12 a 17 anos participarão de uma sessão de cinema com pipoca, promovendo momentos de descontração e integração.
No CAPS AD III, a programação inclui uma Blitz Educativa no dia 13, às 9h, e Rodas de Conversa que ocorrerão diariamente, de 2 a 28 de setembro, sempre às 9h, abordando o tema central do "Setembro Amarelo". Nos dias 10 e 11, será promovida uma ação interna de escuta psicológica para os pacientes, oferecendo um espaço seguro e de acolhimento.
Além das atividades nos CAPSi e CAPS AD III, a campanha será ampliada para Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e o Cerest, fortalecendo a rede de apoio à saúde mental. As UBS's realizarão palestras educativas ao longo do mês, e o Cerest, em parceria com o VISAT, promoverá palestras em locais estratégicos como o HMS, UPA e outros, nos dias 13, 17, 18 e 25 de setembro.
Onde buscar ajuda psicológica?
Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas - CAPS AD III
Endereço: Av. Presidente Vargas, 2809, Aparecida.
Público-alvo: Pessoas de todas as faixas etárias com transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
Documentos necessários: RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.
Atendimento: Segunda a domingo, 24 horas. Atendimento geral das 7h às 18h; após esse horário, o serviço é restrito aos pacientes em hospitalidade.
Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil - CAPSi
Endereço: Trav. Silva Jardim, 1126, Aparecida.
Público-alvo: Crianças e adolescentes com transtornos ocasionados pelo uso de álcool e outras drogas.
Documentos necessários: RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência, declaração escolar, certidão de nascimento, carteira de vacinação e foto 3x4.
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II
Endereço: Trav. Dom Amando, 1057, Santa Clara.
Público-alvo: Pessoas de todas as faixas etárias com transtornos mentais graves e persistentes.
Documentos necessários: RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Atendimento Psicológico na Atenção Primária à Saúde (APS) em Santarém
Na atenção básica, as UBSs a seguir também oferecem consultas psicológicas, que podem ser agendadas na recepção.
UBS Floresta: Atendimento para pacientes das zonas Central e Sul.
UBS Aparecida/Caranazal: Atendimento para pacientes da Zona Norte.
UBS Livramento: Atendimento para pacientes da Zona Leste.
UBS Conquista: Atendimento para pacientes da Zona Oeste.